A chegada do verão faz com que muitas pessoas reúnam esforços para eliminar aqueles quilinhos extras e reduzir as medidas. Além do calor, o Ano Novo também é cenário de muitas promessas, entre elas, emagrecer. E para quem deseja começar 2015 entrando em forma, diminuir o peso pode ser uma promessa difícil de cumprir porque exige disciplina, atividades físicas e alimentação adequada.
É nessa época que novos cardápios aparecem e as dietas da moda prometem perda de peso fácil e rápida. Neste contexto de desejo e esforços para estar bem é que os regimes do momento surgem e, em pouco tempo, conquistam muitos adeptos que esperam resultados perfeitos e quase imediatos.
:: Confira dicas de receitas simples e saudáveis para os dias quentes da estação
Dieta da lua, do abacaxi, da sopa formam uma lista imensa que, assim como ganham espaço, rapidamente desaparecem, quase sempre sem resultados. Ou, se tiveram efeitos, eles não são duradouros, alerta a nutricionista Maristela Resch Lopes, mestre em endocrinologia, metabolismo e nutrição. Ela alerta para este tipo de dieta e as classifica como "perigosas e ineficazes".
Maioria recupera o peso
Além das restrições alimentares, tais cardápios são responsáveis não só pela perda de peso, como também de massa magra e muscular. Maristela ressalta que, logo após essas dietas, as pessoas recuperam o peso e ainda ficam com mais gordura no corpo do que tinham antes do regime.
- A dieta ideal continua sendo a reeducação alimentar que permite emagrecer sem danos à saúde e evita o famoso efeito sanfona, pois há mudança de hábitos e aprendizado - pondera a nutricionista.
Confira algumas observações que a profissional faz a respeito das dietas que viraram moda.
DIETA DA PROTEÍNA
"A restrição total de carboidratos pode trazer vários prejuízos à saúde como problemas renais, hepáticos e cardiovasculares. Quando há uma redução na ingestão de carboidratos, o organismo busca uma forma de suprir esta necessidade e passa a usar a energia das reservas de gorduras. No entanto, também utiliza a massa magra, pois o músculo necessita de energia para manter-se e recuperar-se, principalmente após atividade física. Além disso, o alto consumo de alimentos de origem animal (proteínas) pode elevar triglicerídeos e o colesterol ruim, podendo ocasionar várias patologias cardiovasculares e diabetes pela menor sensibilidade à insulina."
REDUÇÃO DE CARBOIDRATOS SEM ELIMINÁ-LOS DA DIETA
O ideal é consumir de 55% a 60% de carboidratos do total de calorias da dieta. Se o desejo for reduzir peso, uma redução no consumo de carboidratos pode ser feita à noite, quando o metabolismo já está mais lento sem prejuízo no equilíbrio da dieta. Também é correto substituir carboidratos simples (pão branco, arroz e massas) por carboidratos complexos que tem índice glicêmico baixo, como pão, arroz, massa e grãos integrais."
DIETA DA ELIMINAÇÃO DO GLÚTEN
"Se não houver uma intolerância comprovada, não há necessidade de retirar o glúten da dieta. Restrições como essa só devem ser feitas por pessoas que possuem alergia ou intolerância a essa proteína. O glúten pode ser encontrado em alimentos como pães, bolos, massas, cervejas e sorvetes. Portanto, se houver uma restrição destes alimentos, ocorrerá perda de peso. No entanto, é importante ter cautela, pois alimentos calóricos que contém glúten podem ter equivalência de calorias com aqueles sem a proteína. Alguns alimentos que não contém glúten são a fécula de batata, tapioca, farinha de milho e polvilho."
DIETA ORTOMOLECULAR
"A proposta da dieta ortomolecular é o equilíbrio químico do organismo suprindo carências de vitaminas e minerais. No e"